O nome primitivo dado pelos índios timbiras e guaranis ao fogão a lenha que utilizavam, era Tucuruba. Nesse artefato, fogo era feito em um buraco construído diretamente no chão, protegido por algumas pedras. Sobre essas pedras se assentavam as vasilhas de barro e cerâmica.
Ajude a manter as pesquisas
Seguidores
sexta-feira, 18 de junho de 2021
quinta-feira, 10 de junho de 2021
Forno a lenha com tambor de metal de 100 litros.
Olá pessoal, esse forno tem no seu interior um tambor de metal que pode ser de 100 litros, veja que ele foi revestido com tijolos comuns mas dê preferência por material refratário, porque com o tempo esse tambor irá enferrujar e provavelmente seu forno irá se desmanchar, para evitar use material refratário tipo tijolos e massas.
Na construção interna veja que o lado esquerdo foi revestido com tijolos maciços e o esquerdo não, justamente para aproveitar mais o calor, mas eu revestiria dos dois lados com tijolos maciços e abriria no fundo do tambor para fazer tipo um fogão a lenha mas sem as panelas e com tampas, assim todo calor ira de baixo para cima.
A ideia seria montar o forno, e depois que o material estivesse curado retiraria o tambor fazendo o acabamento da frente com alguma tampa de ferro fundido ou similar, existe uma chapa intermediária que é opcional.
Bom pessoal, não sei se fui claro mas infelizmente eu não tenho mais informações sobre o projeto, vou pesquisar mais procurando outras imagens que podem explicar o que eu postei aqui, obrigado por visualizar o blog.
quarta-feira, 2 de junho de 2021
Assinar:
Postagens (Atom)